Hábitos diários

Screen Shot 2015-04-09 at 18.51.04

Hábitos diários

O stress leva ao aumento da secreção de algumas hormonas no organismo que podem comprometer o sucesso da dieta. O organismo produz substâncias como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina que influenciam a acumulação de gordura corporal. Estas hormonas também influenciam o humor, a ansiedade, o sono e também a alimentação.

Muitas vezes fazemos esta pergunta: «Quantas horas devo dormir por dia?», embora esteja descrito que entre 7 a 8 horas será o ideal e necessário, mais importante do que a quantidade de horas que dormimos é a qualidade do nosso sono. Deve-se dormir num ambiente tranquilo, sem luz, sem nenhuma interferência sonora, para conseguir dormir uma noite tranquila. As horas de sono são importantes, porque é nesta altura que é recuperada a energia que foi despendida ao longo do dia, o metabolismo estabiliza e é feita a regeneração muscular.

A privação de sono ou poucas horas de sono podem trazer consequências nefastas para o organismo, como falhas de memória e de concentração, apatia, cansaço excessivo, depressão, irritabilidade e aumento dos níveis de stress. Consequentemente pode desencadear situações mais graves como ansiedade, depressão, obesidade, problemas cardíacos e cancro.

ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física é crucial no quotidiano. Se não se apostar também na tonificação, a perda exclusiva de massa gorda, sem ganho de massa muscular, pode, muitas vezes, levar a casos de flacidez, tendo em conta que se perde massa gorda, mas não há formação de novo músculo para colmatar esta perda de gordura.

A atividade física assume um papel igualmente importante em situações de escape. Pode ser uma boa ferramenta para combater tempos mortos do seu dia, horas em que talvez estivesse em casa e o primeiro impulso fosse comer.

Screen Shot 2015-04-09 at 19.05.13